[en] BETWEEN BELIEFS AND SCREENS: TRANSTERRITORIAL COMMUNITY, TV NEWS AND WEBSCREENS FROM PORTUGAL
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57168&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=57168&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.57168 |
Resumo: | [pt] Nesta tese de doutoramento, trabalhamos as mutações do Jornalismo Audiovisual que se intensificaram com a internet e as novas tecnologias digitais, sobretudo no que tange as relações e os usos dos modos de produção, circulação/distribuição e recepção/audiência que se estendem pelo mundo a fora. Neste cenário, reconhecemos que o jornalista de TV precisou ampliar a sua expertisemainstream para as múltiplas telas nas redes, atuando no modelo broadcast e aproximando as linguagens do Jornalismo Audiovisual para o ambiente web. É nesse sentido que, amparados pelos conceitos das teorias transorganizacional, transnacional e de comunidade interpretativa, investigamos as rotinas produtivas televisivas de sete emissoras de TV em língua portuguesa (RTP, prioritariamente, e TVI, SIC, CMTV, Banda TV, Globo e Record), entendendo que a atividade jornalística é vinculada a uma identidade sócio-histórico-cultural reconhecida e compreendida pelos seus sujeitos produtivos e que se apresenta em mutação permanente. Assim sendo, lançamos o conceito de comunidade interpretativa transterritorial, pondo em diálogo a experiência jornalística brasileira com o fazer jornalístico português. Para tanto, o ferramental metodológico utilizado apresenta matizes compostas pela Análise da Materialidade Audiovisual (AMA), observação participante, autoetnografia, além de entrevistas semiestruturadas – num total de 37, totalizando 15 horas, 10 minutos e 4 segundos de gravação. A partir destes já consolidados métodos, ainda propomos uma metodologia própria para analisar o fluxo das produções entre os diversos ecrãs, denominada de metodologia da aposta, com a intenção de assinalar as rupturas, as continuidades e as potencialidades entre os telejornais e as webtelas em Portugal. |