[en] ACTIVE LOOK: THE CATHOLIC CINEMA CENTRAL OF RIO DE JANEIRO (1954-1971)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: DANIEL NUNES GUIMARAES PAES
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21550&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21550
Resumo: [pt] Esta pesquisa apresenta a trajetória da atuação católica brasileira em cinema ocorrida no Rio de Janeiro, no período que compreende os anos entre 1954 e 1975, desde a criação da Central Católica de Cinema até sua extinção, ao ser absorvida pelos quadros de comunicação da CNBB. A Central foi uma instituição que organizou nacionalmente atividades da ala leiga católica em cinema, atuando principalmente na criação de fichas com cotações morais de filmes. Entretanto, estendeu sua atuação para promoção de cineclubes, cursos de cinema e criação de premiações católicas para filmes brasileiros, como o Prêmio Margarida de Prata e o Troféu Jangada. Tal empenho findou por lançar a pedra fundamental da organização Cineduc – Cinema e educação, que promove ensino de cinema e audiovisual para crianças, ainda em atividade nos dias de hoje. A pesquisa apresenta, sempre articulando as atividades cinematográficas com o contexto político brasileiro, como o olhar católico deslocou-se do moralismo censório inicial para a preocupação acerca da formação do espectador, desde sua infância e a implicação deste olhar na construção de uma cultura cinematográfica implicada com as questões sociais e estéticas brasileiras.