[pt] A ALTERIDADE NO PENSAMENTO DE JACQUES DERRIDA: ESCRITURA , MEIO-LUTO, APORIA
Ano de defesa: | 2007 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9591&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9591&idi=3 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9591 |
Resumo: | [pt] Esta tese tem como objetivo acompanhar a relação com a alteridade na obra de Jacques Derrida, um pensador que, ao fazer da alteridade a questão principal do pensamento, indica que o seu destaque cada vez mais inevitável na cena contemporânea representa uma mudança de paradigma na qual o pensamento não mais se faz orientado pelo desejo de presença. A tese se organiza a partir de três recortes na sua obra: a desconstrução da idéia de origem e a indicação do afloramento da escritura como efeito do enfrentamento da irredutibilidade da alteridade; a noção de meio-luto como a que traduz a relação possível e impossível com o outro, e, finalmente, o apontamento de que a experiência da alteridade é aporética, uma experiência de indecidibilidade. O propósito desta pesquisa é destacar que esta obra, que ficou conhecida como desconstrução, constitui uma postura completamente outra quanto ao pensar e ao agir. |