[en] ADOPTION AS SONS AND FULLNESS OF TIME/FULLNESS OF TIMES: AN EXEGETICO-THEOLOGICAL STUDY OF GAL 4:1-7 AND EPH 1:3-10

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: NILSON FARIA DOS SANTOS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8597&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=8597&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.8597
Resumo: [pt] Este trabalho tem o seu foco no estudo da expressão hiuotesía, na literatura de tradição paulina, que é, em toda a Sagrada Escritura, a única que a utiliza. Embora haja trabalhos significativos sobre a questão, esta pesquisa estabelece um estudo comparativo entre a hiuotesía no contexto imediato de Gl 4,1-7, circunstanciada pela expressão plerôma tou chrónou e de Ef 1,3-10, onde, curiosamente, é utilizada a expressão plerôma tõn Kairôn. Nessa comparação reside a originalidade da presente pesquisa. Como os dois textos que reportam este termo encontram-se em contextos literários mais amplos, a primeira tarefa diz respeito ao estudo da estrutura de cada um desses contextos. Em seguida, passa-se ao estudo exegético de cada um deles, levando-se em conta aspectos semânticos, sobretudo em sua abordagem diacrônica. Com isto chega-se a identificar o alcance do vocábulo hiotesía e das expressões plerôma tou chrónou e plerôma tõn Kairôn em cada perícope A análise e comparação desses dois textos da tradição paulina evidenciam que as dessemelhanças existentes entre eles são decorrentes de paradigmas distintos que demandam, por isso mesmo, diferenciadas abordagens teológicas. Nesse sentido, o autor de Ef, ao se apropriar das expressões hiuotesía e plerôma tõn Kairôn, apresenta, de sua parte, uma nova e diferente interpretação do que o autor de Gl, anteriormente, dissera ao servir-se das expressões plerôma tou chrónou e hiuotesía.