[pt] DA GAROTA DE IPANEMA AO MENINO DO RIO: UM ESTUDO DE SIGNOS VISUAIS CARIOCAS
Ano de defesa: | 2004 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5160&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5160&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5160 |
Resumo: | [pt] Faz-se necessário investigar a relação do modo de ser do carioca com a produção visual da cidade, seja pelo design vernacular, seja pela sua absorção pelo design formal. Nesta dissertação, depois de uma pesquisa histórico-descritiva sobre as principais manifestações culturais na história da cidade do Rio de Janeiro, partimos da praia de Ipanema, um dos seus ícones, no recorte temporal em que esteve em maior evidência na mídia as décadas de 1960 e 70 observando o comportamento de seus freqüentadores, através de fotos, reportagens e fimes de época, literatura e relatos pessoais, para finalmente analisar a transposição dessas atitudes em formas e aparências. |