[en] ÂNGELO MURGEL: SINGULAR TRAJECTORY (1932-1939)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: BERNARD CUNHA RODRIGUES
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28439&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28439&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28439
Resumo: [pt] Dentro da trajetória profissional de Ângelo Murgel foi selecionado recorte temporal caracterizado por sua afinidade com o Art Déco, aproximadamente entre os anos de 1932 e 1939. Foram selecionados para estudo três obras projetadas pelo arquiteto no referido período e modelo arquitetônico: Cine Theatro Brasil, Hospital São Lucas e Brasil Palace Hotel. Do exame do contexto cultural vivenciado por Murgel até sua formação, do estudo da conjuntura de anseio por modernidade existente em Belo Horizonte especialmente durante a década de 1930 e da análise dos três projetos selecionados, pretende-se relacionar nosso objeto de pesquisa, Ângelo Murgel, ao modelo de arquitetura Art Déco muito difundido na capital mineira entre as décadas de 1930 e 1940. Sendo projetos de um mesmo arquiteto, que se consolidou como o primeiro profissional a desenvolver um projeto no estilo em Belo horizonte, o estudo é feito de maneira a compreender a formação tanto de sua pratica projetual, contemplando a apropriação das formas tradicionais e modernas, como também do seu discurso, discutindo o aproveitamento das novas técnicas e tecnologias construtivas nas construções.