Memória, tradição e cultura negras: a congada em Caiapônia-Goiás

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Freitas, Madalena Dias Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas e da Terra
BR
PUC Goiás
História
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3308
Resumo: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a Congada de Caiapônia, Goiás. A partir da memória da população negra local, buscou entender a estrutura e a função dos agentes da festa, evidenciando os seus conflitos como parte da sua trajetória enquanto elemento da cultura brasileira e expressão cultural de origem negra. Consultou diversos autores, em especial Souza (2006), Rabaçal (1976), Costa (1998) A investigação foi realizada com pesquisa bibliográfica e entrevista de metodologia participativa e procurou responder fundamentalmente à questão: como Caiapônia construiu e constrói a sua festa da Congada? O que motiva as suas singularidades, uma vez que se distingue de outras em vários aspectos? As respostas apontaram para a falta de interação do grupo com uma irmandade religiosa, a falta de apoio público e a descontinuidade da relação com a Igreja Católica. O trabalho buscou uma abordagem que evidenciasse não só o que era visível e estrutural na festa, mas que abarcasse suas transformações históricas, suas relações construídas nos espaços políticos, religiosos e com a comunidade caiaponiense. Implicou também analisar as tradições que preservaram os ritos, as continuidades, os valores sagrados na relação da congada com a devoção a Nossa Senhora do Rosário. Outro fator correspondeu à consciência dos negros em criar em torno da congada um espaço para o fortalecimento das suas identidades com a reorientação da festa por meio de uma escola de formação cultural, social e política.