CÂNTICO DOS CÂNTICOS EM PERSPECTIVA ALEGÓRICA E SEMIÓTICA.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Silva, Maria José Modesto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://localhost:8080/tede/handle/tede/786
Resumo: Esta tese tem como objeto o livro bíblico Cântico dos Cânticos em análise discursiva, alegórica e semiótica. Propõe-se estudar a Literatura Sagrada no viés da análise do discurso e, neste caso específico, o eixo norteador é o discurso dialógico. A produção da tese utiliza a seguinte ordem: No primeiro capítulo, abordam-se a metáfora, a alegoria, a semiótica como modelo gerativo de análise do discurso e, também, a teoria do imaginário. No segundo capítulo, a ênfase será dada a uma leitura do Cântico dos Cânticos na perspectiva das relações humanas que vão para além do rigor da lei já que é dado o poder de voz às mulheres, neste caso, Sulamita e as mulheres de Jerusalém, e pode-se prever a construção de uma aliança entre o homem e a mulher, entre Deus e o povo, entre Jesus e a igreja. No terceiro capítulo, o estudo da simbologia e o aspecto alegórico serão observados. O método utilizado nesta tese é o bibliográfico e, no decorrer da exposição, são consultados tradutores e as exegeses bíblicas para formar um entendimento adequado a respeito do objeto de pesquisa, Cântico dos Cânticos, sempre atentando ao viés proposto que é o discurso dialógico. É discutida a função de Salomão na obra em estudo. De quem são as vozes presentes no texto lírico? Trata-se de um conjunto de vozes, a da mulher, a amada; a do homem, o amado; a das mulheres de Jerusalém e a do eulírico- poeta? Em que momento do discurso aparece a perspectiva feminina?