A POESIA DIGITAL NA ERA TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cezar, Tatiana Santana Rodrigues Faria
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4015
Resumo: Esta dissertação investiga o meio digital e seus desdobramentos para o texto poético, assim como as aberturas que os ambientes do ciberespaço podem contribuir com a nova poesia. As hipóteses são: a linguagem híbrida do meio hipermidiático amplia o campo sígnico; mudanças epistemológicas operam-se na noção de texto; a animação e os recursos 3D ampliam o caráter polissêmico do texto; a midiatização da poesia sugere a conclamação do leitor no processo de cocriação e a atuação do poema digital no processo do leitor em sala de aula. Trata-se de uma análise das relações fluidas estabelecidas na hipermodernidade, sobretudo no que se refere ao espaço em seus aspectos físicos e das relações literárias. Dois encaminhamentos teóricos utilizados são o conceito fricções, segundo Vera Casa Nova, e teorias ligadas à constituição e estética do hipertexto, segundo Landow, Deleuze, Guattari, Lévy, dentre outros. Em meios aos objetos de análise estão: “Pluvial”, de Augusto de Campos e “Cromossomos”, de Arnaldo Antunes. São trabalhos que ora exploram a linguagem do meio digital na perspectiva de releituras de textos antes publicados em suporte convencional – o papel – e outros intrinsecamente fundamentados nesse espaço. Percebe-se, nos objetos de análise, uma preocupação com a espacialização do texto em consonância com os fatores digitais de tal modo que surgem textos que dependem fundamentalmente do ambiente onde estão inseridos para se constituir. Para a análise, serão aplicadas ideias relacionadas à semiótica e suas adequações ao meio digital e hipermidiático, pois interessam a quebra com a leitura dicotômica de textos e o descentramento do sujeito com os quais esses autores trabalham. As estratégias de pesquisa: pesquisas bibliográficas; entrevistas com artistas e especialistas na relação arte/tecnologia; análise de experimentos que, na mídia impressa, adiantam características da poesia digital por esta conseguir interagir e transformar o tempo e o espaço ao universo da sala de aula. Este estudo sobre poéticas digitais visa demonstrar que essas composições resultam da utilização de novas ferramentas para a criação poética e se configuram pela expansão de seus elementos significativos, abarcando diferentes sistemas de linguagem.