Uma análise histórica do culto a Odin na Escandinávia medieval retratado na série Vikings da Netflix
Ano de defesa: | 2023 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4946 |
Resumo: | A presente dissertação busca analisar as representações históricas e imagéticas no culto a Odin na Escandinávia Medieval, retratadas na Série Vikings. Trata, nesse sentido, de reconstituir os diferentes aspectos religiosos e espirituais da crença politeísta pagã, representadas na referida série, focalizando o universo religioso em torno do culto a Odin, à luz dos recursos teórico-metodológicos da historiografia. Como delimitação do objeto deste trabalho, fizemos um recorte da primeira até a quarta temporada. Só foram relevadas, deste recorte, as cenas que envolvem a religiosidade pagã viking em todas as suas dimensões, sendo central a devoção aos deuses nórdicos em torno do culto a Odin. O tema aqui proposto se refere à discussão sobre o imaginário social e sobre como era o culto a Odin na Escandinávia Medieval, provocando reflexões sobre as noções historiográficas populares e suas intersecções com o saber historiográfico científico. Ou seja, que sentidos são produzidos pela indústria cultural e quais pontos de conexão há entre a representação dos povos escandinavos feita por essa indústria e a existência real histórica, não ficcional, desses povos? Para tanto, seguimos o seguinte itinerário: no primeiro capítulo, discorremos sobre a religiosidade viking do culto a Odin no mundo real, em seu contexto histórico. Já no segundo capítulo, contextualizamos a cultura viking no mundo real do período Medieval na Escandinávia, durante a Era Viking, ano de 793-1263, tendo como base principal a obra Heimskringla, de Snorri Sturluson (1230). Por fim, no terceiro capítulo, efetuamos o processo analítico centrado na Série Vikings e no cinema como método de pesquisa histórica, com o foco no culto a Odin representado ao longo dessa obra fílmica. Foi possível, neste estudo, constatar que a cultura viking na atualidade tem o viés da compreensão do receptor, que possui papel ativo na narrativa histórica, promovendo um caráter dinâmico e dialógico, levando a continuidades e rupturas, distorções e alterações do legado cultural viking. Comprovamos a hipótese de que a crença em Odin e os mitos em torno desse deus influenciava diretamente o comportamento, a atitude, as escolhas do viking histórico objeto deste estudo e a sua representação na Série Vikings |