FRONTEIRAS DO CAMPO RELIGIOSO: ADAPTAÇÕES AO MERCADO DE BENS SIMBÓLICOS
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4062 |
Resumo: | VELASCO, Leonardo Rodrigues de. Fronteiras do campo religioso: daptações ao mercado de bens simbólicos. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2018. Esta pesquisa tem como propósito analisar o deslocamento do campo religioso no mercado de bens simbólicos brasileiro. Partindo de uma investigação do conceito de campo religioso proposto por Pierre Bourdieu, demonstramos como as fronteiras desse campo se deterioram na atualidade com a entrada de novos agentes e novas técnicas. Para tal, analisamos cinco agentes do religioso diferentes – Pe. Marcelo Rossi, Pe. Fábio de Melo, Augusto Cury, Cristiane Cardoso e Renato Cardoso – comprovando como estes – por meio do uso de mídias digitais ou de literatura de autoajuda – conseguem ofertar seus bens simbólicos à demanda de indivíduos em busca de crenças. Isto posto, temos instituições tradicionais e novos agentes que, lidando com a liquidez da pós-modernidade, criam e reconfiguram modelos para atingir à busca por afirmação dos indivíduos no mundo. Mediante tais considerações, buscamos apresentar como a subjetividade do indivíduo dita os rumos das ofertas de bens simbólicos no campo religioso. Finalmente pretendemos contribuir, por meio de exemplos do contexto brasileiro, com a visão de que a sociedade ocidental atual passa por reconfigurações consideráveis, que questionam a própria noção de campo religioso. |