VOZES MÚLTIPLAS EM I LOVE MY HUSBAND DE NÉLIDA PIÑON
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3268 |
Resumo: | Este estudo, que traz uma análise do conto I love my husband , de Nélida Piñon, da obra O calor das coisas, de 1980, a partir de importantes pressupostos teóricos apresenta alguns percursos das mulheres na história da humanidade. Inicialmente relegada à sombra da História, a mulher, segundo Duby e Perrot (1995), é percebida por meio dos registros de vestígios ligados a essa condição e ao lugar que ocupa socialmente. Na pósmodernidade, à luz de debates, a escrita da Nova História possibilitou, segundo Burke (1992), o interesse por toda a história da humanidade, incluindo a da mulher. Para Perrot (1995, 2006, 2007), o silêncio que ronda a mulher foi rompido a partir da própria escrita das mulheres, razão por que se apresenta um breve histórico da escrita feminina, com base nas teorias de Lobo (1999), Teixeira (2001) e Duarte (2003), bem como se trata da ironia como estratégia discursiva e como meio de criticar ou resistir às restrições patriarcais na época. Para contextualizar o descentramento do sujeito na pósmodernidade, recorrese aos teóricos Hall (2000), Woodward (2000), Bauman (1998, 2001, 2005) e Santos (1999). A análise do conto perpassa significativamente pela concepção de linguagem, de Bakhtin (1981, 1993, 2003, 2006), destacandose que o eixo norteador do pensamento desse teórico caracterizase pela interação verbal e pelo caráter dialógico da linguagem. O discurso de Piñon subverte a ordem vigente, ao questionar os papéis sociais representados pela mulher dividida, mediante o emprego de uma linguagem que procura romper com os padrões estabelecidos, representando artisticamente a situação dessa mulher. A importância da obra de Piñon na literatura de autoria feminina é apresentada de acordo com Moniz (1993, 1997) e Zolin (2003). Ser significa comunicarse pelo diálogo , sintetiza o dialogismo de Bakhtin; ademais, o diálogo não deve ser considerado um meio, mas um fim. |