OBJETOS BIOGRÁFICOS E NARRADORES DE HIDROLÂNDIA-GO: RESSONÂNCIAS PATRIMONIAIS.
Ano de defesa: | 2009 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Gestão do Patrimônio Cultural |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2288 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar como a memória social e os objetos biográficos se fazem presentes na constituição das referências culturais e identitárias do sujeito narrador. Teve sua justificativa baseada na necessidade de intensificar as reflexões sobre a leitura e releitura de objetos biográficos, relíquias de família, e as histórias que estes objetos trazem em forma de lembrança. Teve como principal campo o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), no contexto do Grupo de Fiandeiras e Tecedeiras de Hidrolândia-GO, comunidade representativa das referências culturais da região estudada. O campo etnográfico é composto por entrevistas abertas e orientadas tendo como foco os objetos biográficos e as narrativas orais. Recorro à perspectiva Antropológica e lanço mão de referenciais teóricos do método etnográfico para compreender um tipo de função social com aspectos culturais e identitários inerentes aos objetos biográficos narrados no contexto de histórias de vida. Busco compreender essas narrativas e interpretá-las no processo de construção de referências culturais e identitárias, partindo de referenciais teóricos propostos por: Halbwachs (1990) em seu conceito de memória coletiva; Bosi (1994) e os quadros sociais da memória dos velhos; Bachelard (1988) em sua noção espaço-temporal no que se refere à ideia de duração; Geertz (1989, 1997) e a interpretação na antropologia simbólica. Apresento quatro narrativas de vida e os respectivos objetos biográficos. Analiso e interpreto as memórias narradas em torno das categorias sociais: infância; família; trabalho/ saberes e ofícios; fazenda/terra e herança. Exploro ainda a presença destes objetos e memórias em obras etnográficas e literárias que favoreçam esta releitura e o diálogo com as referências culturais de cada pessoa como produtora de bens culturais e sua conexão com as identidades coletivas. Reconheço as narrativas orais de histórias de vida como patrimônio imaterial, instrumento de intercâmbio intersubjetivo entre - mundos. |