Entre bandeiras, altares e santos: a folia de reis de Itaguari na perspectiva do patrimônio cultural
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4500 |
Resumo: | Folia de Reis envolve patrimônio, identidade, signos, rituais, elementos que compõem o catolicismo popular. Atos devocionais ligados à sacralidade de santos que nem sequer foram canonizados. A presente pesquisa, inscrita na linha de pesquisa identidade, territorialidade e tradição, contempla o campo da materialidade nas Folias de Reis Itaguarinas buscando compreender como a Folia atuou resistindo às modernidades que marcam o século XXI. Neste contexto cabe abordar que consiste um processo de universalização que hierarquiza a cultura erudita e a cultura popular. Realizei uma análise desta materialidade frente às mudanças que essa manifestação religiosa sofreu ao longo dos anos, sua modernização devido ao crescimento da festa, incorporação de novos valores e signos e a protagonização do gênero feminino. Tomo como problema a necessidade de compreensão da tradição enquanto resistência cultural, observar as Folias de Reis Itaguarinas como se porta sobre a materialidade dos objetos sacros. Os procedimentos adotados envolvem pesquisa de campo com levantamento de fontes a partir da oralidade dos sujeitos, observação participante e etnográfica, tendo por fim uma análise da descrição densa dos dados. Os resultados apontam que a necessidade de compor um campo da identidade que levam os sujeitos à ressignificar suas tradições e este processo incide diretamente na materialidade como elemento de poder, significação e construção da sua própria cultura |