A pregação pela arte:um estudo da obra de Confaloni como via pulchritudinis

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Pinto, Ana Kelly Ferreira Souto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Art
Link de acesso: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5120
Resumo: A tese "A pregação pela arte: um estudo da obra de Confaloni como Via Pulchritudinis" investiga a importância da arte na evangelização cristã e tem como objeto de estudo a obra de Frei Nazareno Confaloni, um frade dominicano e artista modernista. Focado nos afrescos localizados na Paróquia São Judas Tadeu, em Goiânia, o estudo busca compreender como a arte, através do conceito da Via Pulchritudinis (Caminho da Beleza), pode servir como um poderoso instrumento de pregação e elevação espiritual para os fiéis. A pesquisa está estruturada em quatro capítulos que abordam desde a definição de pregação dentro do cristianismo e na tradição dominicana, até uma análise detalhada da vida e obra de Confaloni, bem como a recepção de suas obras pela comunidade local. O primeiro capítulo explora o conceito de pregação no cristianismo, destacando o papel fundamental que a palavra de Deus sempre desempenhou na disseminação da fé. Examina-se a transição das formas iniciais de pregação, como a praticada pelos apóstolos, para a concepção de pregação na tradição dominicana, à qual Frei Confaloni pertencia. Nesse contexto, a Via Pulchritudinis é apresentada como um método de evangelização que utiliza a beleza como meio de ascensão espiritual, seguindo a filosofia agostiniana que relaciona a beleza à verdade e ao bem. A tese discute como essa abordagem foi revitalizada em documentos papais recentes, que incentivam os artistas a utilizarem suas habilidades para elevar o espírito humano e promover a fé. No segundo capítulo, a vida e obra de Confaloni são contextualizadas, detalhando sua formação, influências e contribuições para a arte moderna em Goiás. O frei artista nascido na Itália trouxe consigo uma profunda influência do modernismo, que ele aplicou em sua arte religiosa. Seu trabalho é destacado como uma intersecção entre arte sacra e modernismo, refletindo uma síntese entre tradição e inovação. Esse capítulo também discute o papel social de Confaloni que, através de sua arte e ensino, contribuiu significativamente para a democratização do acesso à arte em Goiânia, deixando um legado duradouro. O terceiro capítulo concentra-se na análise estética e fenomenológica dos três principais afrescos localizados na Paróquia São Judas Tadeu. Esta análise busca entender como as imagens pictóricas são interpretadas pelos fiéis e como elas contribuem para a meditação e espiritualidade dos frequentadores da igreja. A arte é vista não apenas como um elemento decorativo, mas como um componente ativo na pregação e catequese, ajudando os fiéis a refletir sobre os mistérios da fé cristã. A fenomenologia é utilizada para investigar as intenções do artista e os múltiplos significados que suas obras podem carregar, considerando tanto o contexto litúrgico quanto o espaço arquitetônico onde os afrescos estão inseridos. No quarto capítulo, os resultados de uma pesquisa de campo realizada entre os frequentadores da Paróquia São Judas Tadeu são discutidos. Através de questionários, procurou-se entender como a comunidade percebe e interpreta os afrescos de Frei Nazareno e se essas obras cumprem o objetivo de elevar espiritualmente e catequizar os fiéis. Os resultados indicam que, embora os afrescos sejam amplamente apreciados por sua beleza, há uma falta de educação estética entre os fiéis que pode limitar a compreensão profunda da mensagem cristã transmitida através da arte. A tese conclui que, para que a Via Pulchritudinis seja plenamente eficaz, é necessário um esforço contínuo de educação e sensibilização sobre a importância da beleza na experiência religiosa. Finalmente, a tese reafirma a relevância da arte sacra como um meio de pregação na era contemporânea, argumentando que a obra de Confaloni, com sua mistura de modernismo e espiritualidade, continua a ser um exemplo poderoso de como a arte pode ser utilizada para transmitir a mensagem cristã e inspirar uma profunda meditação sobre os valores da fé. Esta pesquisa contribui para o campo das Ciências da Religião ao oferecer uma nova perspectiva sobre a interação entre arte, espiritualidade e evangelização, ressaltando a importância de educar os fiéis para uma apreciação mais plena da arte sacra em seus contextos religiosos. Esta pesquisa foi apoiada com bolsa PROSUC da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES