DANÇA, ARTE E EDUCAÇÃO: OS DISCURSOS TEÓRICOS PRODUZIDOS PARA A ESCOLA
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1046 |
Resumo: | Tomando como base os trabalhos de Walter Benjamin (1994) sobre arte e os de Adorno e Horkheimer (1985) sobre Indústria Cultural, e tendo como referencial teóricometodológico a Análise de Discurso de linha francesa (Pêcheux, 1989; Orlandi, 1999), o presente estudo compreendido na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura , procurou apreender algumas das discursividades dominantes sobre o ensino de dança no Brasil. Embora nos últimos dez anos as produções teóricas sobre esta temática tenham aumentado consideravelmente, faz-se necessário analisar como as concepções de arte, de dança, de educação e de ensino de dança têm sido consideradas no interior de tais discursividades, uma vez que seus autores integram áreas de formação diferenciadas. Neste sentido, esta pesquisa procura analisar três linhas teórico-metodológicas sobre o ensino de dança no Brasil: Isabel A. Marques (1999; 2003), Márcia Maria Strazzacappa Hernández (2001; 2006) e Maria do Carmo Saraiva Kunz (2003). Este trabalho, de cunho bibliográfico, apontou que o ensino de dança proposto pelos três discursos aqui estudados, embora divergente em alguns pontos, se aproximam de um entendimento da restituição da sensibilidade humana através do ensino de dança. |