A vocação e missão profética de Moisés a partir de Êxodo 3,1-12
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4503 |
Resumo: | A presente dissertação intenciona fazer uma leitura da vocação e missão profética de Moisés a partir de Êxodo 3,1-12, quando Yahweh convoca Moisés, das terras de Madiã, para libertar aqueles que seriam considerados o povo escolhido para possuir a Terra Prometida, aquela que mana leite e mel, Canaã. A hipótese para esta pesquisa baseia-se na proposição de que, através da exegese do texto de Êxodo 3,1-12 será possível afirmar que a vocação e a missão profética de Moisés era a de libertar o povo hebreu do sofrimento e conduzi-los para a Terra Prometida, o que, consequentemente, geraria uma noção com uma identidade vinculada à divindade de Yahweh. Portanto, será analisado o conceito de vocação e missão no espaço bíblico veterotestamentário, confrontando-os com a vida pessoal do profeta Moisés. Assim, será utilizada como metodologia a hermenêutica a partir da perícope de Ex 3,1-12, tomando como complemento outros autores e fontes que se relacionem ao objeto em questão, e daí partiremos para uma pesquisa das fontes histórico-críticas, conflituais e exegéticas que darão aspectos particulares e que poderão contribuir na compreensão do todo do relato. Para tanto, a pesquisa foi dividida em três capítulos. O primeiro capítulo é uma contextualização do livro do Êxodo a partir do que o próprio texto nos oferece, tecendo discussões sobre a autoria deste material, seu gênero textual, sua formação e o período histórico em que ele foi elaborado. O segundo é uma análise da vocação em modo abrangente, e a de Moisés no seu aspecto mais particular. No terceiro, a identificação dos conceitos de missão profética e de sociedade a partir do contexto de Moisés e do povo hebreu. Na trajetória desta investigação foi identificado que, é conhecida na história humana a necessidade permanente de um líder, carismático e justo na condução do povo. Moisés foi necessário quando o povo israelita havia perdido as esperanças, quando o seu horizonte havia sido definido a partir do trabalho forçado, da escravidão, da fome e da injustiça. Atualizar a vocação e a missão profética de Moisés poderá subsidiar novos profetas modernos na defesa do direito e da justiça, e na reconstrução de uma nova sociedade, baseada no direito e na justiça, protótipo do ¿reino de sacerdotes, uma nação santa¿ (Ex 19,6) |