Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Silva, Talita Bristotti Pereira da |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/15185
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Resumo: |
A proposta desta pesquisa é observar as mudanças do processo da comunicação na sociedade contemporânea, a partir da compreensão das transformações observadas no movimento feminista do Brasil nas redes digitais. Como elementos de análise, foram levantados dados da página Não Me Kahlo, no Facebook, sobre cinco fatos relacionados ao movimento feminista, que tiveram repercussão nacional, para tentar perceber e refletir como essas alterações estão acontecendo na contemporaneidade. A metodologia utilizada no estudo foi a Análise de Conteúdo, com apoio no processo de Análise de Rede Social, por entender que essa ferramenta ajuda a compreender a atual configuração do feminismo na Internet, bem como torna possível observar a estruturação de um processo de comunicação mais colaborativo. Como escopo teórico, esta pesquisa baseia-se, principalmente, na ideia da Ecosofia do sociólogo francês Michel Maffesoli, que argumenta sobre a saturação da sociedade em função do excesso da busca pela perfeição. Sua proposta teórica é compreender o mundo a partir do natural das relações sociais em um sistema de redes, e não mais em um esquema de imposição de emissor para o receptor. O conceito de Teoria Ator-Rede do sociólogo Bruno Latour auxilia no entendimento sobre a formatação de grupos, entendendo os agrupamentos híbridos entre humanos e objetos, enquanto o sociólogo Massimo Di Felice, que transita nesse universo teórico, disserta sobre como a comunicação se concretiza em meio a essa outra configuração de sociedade. |