Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Capra, Miriã Joyce de Souza Sales |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/16321
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Resumo: |
O “Culto das Princesas” da pastora Sarah Sheeva e o programa “Casamento Blindado” da jornalista Cristiane Cardoso suscitam questionamentos no que tange ao empoderamento feminino, sua relação com a modernidade líquida, a mídia e a conceituação do tipo ideal de dominação carismática weberiana, visto a importância da discussão de gênero no campo religioso, uma demanda urgente e necessária. Face a isso, a presente dissertação procura compreender o fenômeno da dominação carismática por lideranças religiosas femininas que se utilizam de recursos midiáticos e qual o motivo dessa aceitação num momento em que se implementou uma revolução nas relações de gênero principalmente dentro do campo religioso. No que tange à metodologia de pesquisa, foi realizada análise sociológica a partir de vídeos disponíveis no canal do youtube de ambas, com o objetivo geral de compreender a aceitação de um discurso religioso conservador proferido através das redes sociais. Chegou-se à conclusão de que dentro da modernidade líquida proposta por Zygmunt Bauman, a concordância com a mensagem retrógrada, enunciada por duas mulheres através da mídia, é aceita, pois propõe uma espécie de “conforto”, “segurança” às relações efêmeras próprias desta sociedade, contribuindo para interpretar esse fenômeno religioso que produz um “pseudo” empoderamento feminino através do binômio modernidade versus tradição. |