Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Marçal, Camila Braga Medina |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
PUC-Campinas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/xmlui/handle/123456789/14865
|
Resumo: |
A dissertação tem como objetivo refletir sobre o conceito de experiência religiosa, partindo do pensamento de Hans-Georg Gadamer (1900-2002) e da discussão que sua hermenêutica filosófica propõe sobre os conceitos de experiência e de verdade. Admitindo as considerações do autor sobre o caráter hermenêutico da experiência humana, pretendemos investigar se os conceitos elaborados por ele podem contribuir para o nosso entendimento sobre a experiência religiosa. Além disso, perguntamo-nos também se tais reflexões seriam capazes de oferecer concepções interessantes para a compreensão de fenômenos religiosos atuais e para os estudos no âmbito da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões). Para isso, apresentamos um breve panorama da teoria filosófica de Gadamer, bem como sua elaboração sobre o conceito de experiência e em que medida este se relaciona com a verdade. Depois, apresentamos uma problematização do conceito de religião, para então refletir sobre diferentes abordagens e olhares sobre a experiência religiosa. A partir daí, buscamos demonstrar que, com base no que Gadamer entende por experiência hermenêutica e dada a sua universalidade, podemos afirmar que a experiência religiosa é, ela mesma, uma experiência hermenêutica, ou seja, um modo do ser humano compreender o mundo e onde a verdade se dá a conhecer. Por fim, chegaremos também à conclusão de que essa dimensão de "experiência de verdade" que observamos na religião, por ser universal, não é privilégio da esfera religiosa, podendo ser encontrada por toda a parte. |