Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Thaís Gobet Uzun |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1131
|
Resumo: |
O Naming Game é um modelo da dinâmica da emergência de um vocabulário comum em um sistema multi-agentes sem controle central, usando apenas interações par a par, com regras relativamente simples. Neste trabalho são apresentadas análises e discussões do modelo e de variações do Naming Game, presentes na literatura, juntamente com análises da aplicação destes modelos para diferentes topologias de rede. Mostramos que, em uma dessas variações, o Naming Game com reputação global dos agentes, a convergência para o consenso não ocorre quando aplicada a certas redes do tipo Barabási-Albert, devido à restrição de comunicação inserida pela dinâmica de construção e comparação de reputações deste modelo. Propomos, então, um novo modelo de Naming Game, considerando as reputações locais dos agentes, que, por fim, mostrou-se mais eficiente que o modelo com reputação global, em termos de tempo de convergência para o consenso, sendo a convergência alcançada em todos os testes realizados. |