Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Soares, Luiz Paulo da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8332
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Resumo: |
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos. O problema de pesquisa buscou compreender concepções sobre mídias cinemáticas e seu papel no ensino são percebidas nos trabalhos realizados pelos professores no ensino de História na cidade do Rio Grande/RS. Teve por objetivo principal compreender as concepções sobre as mídias cinemáticas que embasam as experiências educativas dos professores de História investigados. Para tanto, parte-se do pressuposto de que os materiais audiovisuais como as mídias cinemáticas propiciam um ensino-aprendizagem significativo para os estudantes, potencializando a aprendizagem. Amparei a análise na contribuição significativa e propositiva do material empírico: vinte e seis (26) questionários semiestruturados respondidos por professores da rede básica de ensino de dezoito (18) escolas públicas, e entrevistas realizadas com cinco (05) professores que haviam respondido ao questionário. Optou-se por trabalhar com esses dois instrumentos de coleta de dados, por considerar que ao narrar sua prática docente, o sujeito reflete sobre as contribuições da sua experiência sobre o contexto em que está inserido, estabelecendo pontes e refletindo sobre a complexidade da profissão. Como aporte metodológico, foi utilizado a análise de conteúdo proposta por Bardin (2012) para realizar o tratamento das fontes primárias. A pesquisa fundamenta-se em Carmo (2003), que salienta as mídias cinemáticas como "produtos culturais" produzidos e encenados no tempo e espaço pela sociedade e sua utilização na sala de aula pode levar o estudante a se envolver mais com o conhecimento, mediante processos investigativos e "mais vivos"; Fonseca (2012) sobre as potencialidades de utilização do cinema no contexto do ensino de História; Ferro (2010) sobre a estreita relação da História e Cinema e suas singularidades; Thompson (2011) sobre os meios de comunicação em massa e suas relações com a sociedade em que vivemos. Dessa forma, a fundamentação teórica sobre a utilização das mídias cinemáticas no ensino de História está ancorada em autores de campos distintos, como: Educação, História, Filosofia, Sociologia, Cinema e outros. Dentro dessa perspectiva a experiência do professor torna-se um elemento chave para abarcar a problemática proposta na investigação. Alguns dos resultados encontrados durante o percurso investigativo revelaram a compreensão de uma mídia cinemática que se configura como uma fonte histórica e, como tal, capaz de desenvolver os conteúdos de História, bem como o seu caráter educativo gerador de habilidades como análise, interpretação, reflexão, além de propiciar a ampliação dos sentidos estéticos dos estudantes. Ratifica-se, portanto, que a mídia cinemática na sala de aula é mais do que uma ferramenta didática, pois envolve questões subjetivas, históricas, políticas que exigem que o professor a conheça bem. O desenvolvimento da pesquisa potencializou o argumento de que o cinema é um importante mobilizador de aprendizagens, propiciando a reflexão, a curiosidade, a imaginação, a criticidade e a sensibilidade dos estudantes. |