Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
1997 |
Autor(a) principal: |
Becker, Ivani de Arruda |
Orientador(a): |
Santos, Rubens da Costa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10438/4895
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Resumo: |
Realiza um levantamento de diversos elementos relacionados às atividades de patrocínio cultural e apresenta um esquema de processo de decisão de investimento em projetos culturais de acordo com os objetivos, expectativas e estratégias envolvidas nas decisões. Diversos fatores contribuem para o fato de que o Marketing Cultural venha ganhando espaço e chamando a atenção das empresas, e para que o patrocínio de eventos culturais passe a representar ferramenta cada vez mais importante em suas estratégias de comunicação. Nota-se, porém, que o produto cultural cumpre diferentes papéis em cada organização, o que se reflete no processo de decisão empresarial com relação ao investimento em projetos culturais. Acreditamos que a falta de esclarecimento relativa a esse cenário seja um inibidor do desenvolvimento das atividades de patrocínio, tanto pelo lado das empresas, cujo desconhecimento da potencialidade da ferramenta acarreta a perda de oportunidades, quanto pelo lado de artistas e produtores culturais, que têm no patrocínio empresarial uma das mais importantes fontes de recursos para a viabilização de seus projetos. Este trabalho foi idealizado e realizado com o objetivo de contribuir para o esclarecimento das questões referentes às diferentes formas com que as empresas encaram suas decisões de investimentos em projetos culturais. Ele tem como finalidade · orientar artistas no ajuste e adequação de seus projetos às necessidades e expectativas da empresa, e empresas na busca e implementação de um projeto cultural e na maximização dos resultados desse investimento; ao mesmo tempo, visa esclarecer e divulgar as atividades dos intermediários culturais como agentes facilitadores desse processo. |