Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Cesar, F. H. G. |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Centro Universitário FEI, Sao Bernardo do Campo
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.fei.edu.br/handle/FEI/269
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Resumo: |
Por proporcionar um ambiente compacto e controlado para questionamentos fundamentais sobre o raciocínio humano, o xadrez tem atraído, há mais de um século, o desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos em áreas distintas do conhecimento, tais como cognição, memória, psicologia perceptual e inteligência artificial. De igual importância, o rastreamento ocular tem auxiliado na busca de respostas para a compreensão dos processos cognitivos e da atenção humana nas mais diversas áreas, inclusive com o emprego do jogo de xadrez. Este trabalho tem por objetivo investigar os principais processos de aquisição e processamento de sinais de rastreamento do movimento ocular e implementar uma ferramenta computacional, o CHESSLAB, para aquisição e processamento destes sinais em jogadas de xadrez, além da apresentação gráfica dos sinais captados. Muito embora existam diversas ferramentas para essa finalidade, a implementação do CHESSLAB possibilitará um conhecimento mais aprofundado dessas técnicas no contexto do xadrez. Os resultados do experimento mostraram importantes diferenças nos padrões do movimento ocular entre jogadores experientes e novatos, indicando possibilidades relevantes para a melhor compreensão dos processos cognitivos humanos. |