Tom usado nas narrativas contábeis tributárias e a agressividade tributária das companhias abertas brasileiras
Ano de defesa: | 2021 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
Centro Universitário Álvares Penteado Brasil FECAP PPG1 |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://tede.fecap.br:8080/handle/123456789/947 |
Resumo: | O objetivo da presente pesquisa foi analisar a relação entre o tom das narrativas contábeis tributárias e o nível de agressividade tributária das companhias de capital aberto brasileiras listadas na B3. Para aferição do tom (variável dependente) das divulgações contábeis tributárias formais, foi realizado o recorte somente da parte textual de todas as seções das Notas Explicativas de 2016 a 2020 que contém as narrativas tributárias e foi elaborado um relatório por ano para cada empresa componente da amostra. Para mensurar a agressividade tributária (variável independente) utilizou-se como proxy a CashETR, taxa efetiva de imposto de renda e contribuição social pagos. Adicionalmente, a verificação da relação entre agressividade tributária e o tom das narrativas contábeis tributárias foi realizada por meio de uma análise quantitativa, utilizando-se as técnicas da estatística descritiva e de modelos de regressões com dados em painel. Os resultados indicaram não haver relação significativa entre o tom do disclousure das narrativas contábeis tributárias das companhias abertas brasileiras listadas na B3 com o nível de agressividade tributária (H0), não suportando a hipótese da pesquisa. Esses resultados foram na contramão de algumas evidências internacionais e nacionais, apesar da comparabilidade questionável entre o presente estudo e os discutidos na revisão da literatura, uma vez que somente o presente aborda, especificamente, as narrativas tributárias |