Imagem amadora no telejornalismo em tempos de cultura digital

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Cadorin, Fábio Bitencourt
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3248
Resumo: O objetivo desta tese é investigar se a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, sofre impacto com a implantação da TV digital. Além do referencial teórico, a pesquisa baseia-se em entrevistas com editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Parte-se do pressuposto de que a realidade é um fenômeno em construção. Por esta razão, adotam-se paradigmas construcionistas para nortear a investigação. Obtêm-se contribuições da Sociologia do Conhecimento, que trata a realidade como fenômeno socialmente construído. Essa mesma lógica conduz à compreensão de que a mídia se configura em um instrumento que ajuda a construir a realidade. Dentre as teorias do jornalismo, elege-se o Newsmaking por abarcar conceitos fundamentais à tese, a começar pelo valor-notícia. A opção também se dá pelo fato de o estudo se desenvolver na perspectiva dos emissores. A pesquisa bibliográfica aborda, inicialmente, a cultura digital. Analisam-se aspectos da transição do analógico para o digital e como esse processo de mudança afeta as mídias, sobretudo, a televisão. Percebe-se que a produção de imagens que alcançam ampla circulação já extrapola os limites dos veículos de comunicação de massa tradicionais. Neste contexto, inserem-se as imagens amadoras. A pesquisa também trata da televisão, desde um breve resgate histórico e sua evolução técnica, o desenvolvimento do veículo no Brasil e como, na era digital, ele assume novas características, coerentes com a cultura pós-moderna. Para atender aos propósitos da tese, debruça-se, também, sobre a centralidade e importância da visualidade na cultura digital. Procura-se, ainda, assentar a compreensão do tema da pesquisa em conceitos básicos do jornalismo, tais como notícia, valores-notícia e jornalismo participativo. No que tange a visualidade no telejornalismo, enfatiza-se o papel do olhar amador na construção da notícia. Como técnica de pesquisa, realizam-se entrevistas em profundidade com todos os editores-chefes de telejornais de abrangência estadual de Santa Catarina. Emprega-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) para o tratamento do corpus. Os resultados sugerem que a relevância do valor-notícia visualidade, no telejornalismo, não sofre impacto com a implantação da TV digital. Duas são as principais justificativas. Mesmo que a TV digital se diferencie pela imagem de alta definição, observou-se que não há impedimento para inserção de imagem amadora nos telejornais. Constatou-se, também, que o canal de retorno característico da TV digital, que permite a comunicação bidirecional, ainda não está disponível para os usuários. Por esse motivo, a interatividade entre emissora e telespectador permanece de forma não integrada. As implicações sobre o valor-notícia visualidade, portanto, tem a ver com o ingresso na cultura digital, mas não diretamente com a TV digital. Os dados também apontam para o fortalecimento do jornalismo participativo e da audiência como coautora da produção noticiosa de televisão, uma vez que a imagem amadora assume relevância e aplicabilidade além de sua utilidade como cobertura da zona de sombra. Percebe-se, ainda, uma tendência de aprofundamento das notícias nos telejornais, contrapondo-se à superficialidade e imprecisão que caracteriza grande parte das notícias produzidas por pessoas que não são da área de jornalismo, veiculadas por meios como internet, principalmente, nas redes sociais.